domingo, 9 de junho de 2013

A origem do catupiry

O catupiry, um dos queijos mais famosos e adorados do Brasil, chegou ao país no início do século XX. Essa iguaria foi trazida ao Brasil pela família italiana Silvestrini.
O produto foi aprimorado na cidade de Lambari, em Minas Gerais. Foi lá que Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, estabeleceram residência em 1911.

A empresa de laticínios Catupiry passou a produzir o produto na cidade de São Paulo, onde fica sua matriz. O queijo de textura cremosa e pouca acidez é utilizado para diversos pratos no Brasil, desde pizzas a sobremesas.



Uma curiosidade, é que a palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa excelente. Interessante o fato de que em 1911, uma família italiana, escolha para a marca um nome indígena brasileiro, decisão que certamente contribuiu para o sucesso.

Hoje, o Requeijão Catupiry, pioneiro no segmento, está presente em vários países. Sua embalagem, no Brasil, não mudou muito e a não ser pelo material empregado é basicamente a mesma desde 1911. O projeto gráfico é típico do início do século XX. Somente em 1990 apareceram outras formas de embalagem em plásticos, como bisnagas e baldes..

Devido à popularidade da marca aconteceu o que é frequentemente comum com alguns produtos, embora existam outros fabricantes, a marca se firmou entre a população brasileira como nome do produto, independente do fabricante.

Alguns dizem que apesar da mesma forma, o conteúdo, ou seja a qualidade, já não é a mesma.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Expresse sua opinião!