POST NÃO ACONSELHÁVEL PARA PESSOAS COM PROBLEMAS EMOCIONAIS RELACIONADOS A ESTE ASSUNTO.
O primeiro registro fotográfico data da primeira metade do século XIX, em 1826. Ao longo dos anos de 1800, o serviço fotográfico foi muito caro e o processo era lento, já que as câmeras demoravam muito tempo para capturar a imagem, portanto, sendo considerado luxo. Contudo, em 1839 surgiu uma técnica conhecida como daguerreótipo que socializou em partes a produção de fotos, através de uma técnica mais barata e mais rápida.
Entretanto, ainda sim era cara o suficiente para impedir que as pessoas pudessem tirar várias fotografias de si e da família ao longo dos anos, restando apenas a estratégia de guardar dinheiro para que, pelo menos, fosse possível pagar por uma foto de seu familiar após a morte. Tabu ou não, o fato é que as fotografias post mortem eram vista com naturalidade no século XIX e eram um pedaço e a representação da cultura e organização social da época. Tabu ou não, o fato é que as fotografias post mortem eram vista com naturalidade no século XIX e eram um pedaço e a representação da cultura e organização social da época.


Observem que o garoto na foto se mexeu durante o processo de captura da imagem (conforme falado no texto explicativo), borrando seu rosto no retrato.

É alegado que nessa imagem, ambas as meninas estão mortas.

Foto de 1860.

Triste demais esta foto, mas assim como as outras, são de abalar.

O que você faria se tirasse foto com sua filha morta?

Esta criança infelizmente teve pouco tempo para brincar com suas bonecas!

Reparem no detalhe dos olhos da menina. Provavelmente foram pintados no estúdio para dar a ideia de que ela estava de olhos abertos. Conforme explicado no texto, as post mortem podiam variar de acordo com a escolha da família. Dessa forma, poderia ser feita uma fotografia simples do corpo em seu leito de morte ou o fotógrafo poderia criar um cenário de forma a dar a impressão da pessoa estar viva na fotografia. Nesse último caso, algumas técnicas de pintura eram utilizadas, por exemplo a pintura dos olhos.

Sem palavras

Tão nova quanto a anterior.

De fato, esta é uma fotografia (creio eu) que nenhum pai quer ter, né?