terça-feira, 21 de maio de 2013

Fotos marcantes #1

"Bloody Saturday", a fotografia que chocou o mundo em 1937.

"Bloody Saturday" mostrou ao Ocidente as consequências desumanas da segunda guerra sino-japonesa (1937 - 1945). A foto foi tirada em 1937 e mostra um bebê machucado após os ataques aéreos japoneses à estação de trem de Xangai (China). 


PESSOAL, O BLOG "A EVOLUÇÃO HUMANA" TEM VAGAS ABERTAS PARA ADMINISTRADOR DA PÁGINA NO FACEBOOK, PUBLICADOR E COLUNISTA. PARA ENTRAR PARA A EQUIPE, CLIQUE AQUI.
A SUA COLABORAÇÃO SERÁ REMUNERADA SEMANALMENTE E COM DIREITO A 15% DE PARTICIPAÇÃO DOS LUCROS. 


A guerra sino-japonesa começou em 1937 pelo interesse do império japonês em anexar territórios chineses e só terminou com a rendição incondicional do Japão em 1945, após as bombas atômicas. 

Em um dos episódios de ataques japoneses a China, a estação de Xangai foi bombardeada. Repleta de mulheres e crianças fugindo do conflito, o bombardeio matou centenas de pessoas. Na foto de H. S. Wong, um bebê chora completamente sozinho na plataforma destruída. A mãe da criança jazia morta a poucos metros.

Em menos de um mês, a fotografia já havia sido vista por mais de 136 milhões de pessoas ao redor do mundo e ficou conhecida como um ícone das atrocidades cometidas pelos japoneses.


[Mais informações]


- O fotógrafo, após tirar a foto, correu em direção ao bebê para prestar os primeiros socorros, porém o pai da criança apareceu e o levou embora.



- A revista LIFE publicou a foto de Wong e também incluiu uma foto do bebê recebendo os primeiros socorros com informações de que ele sobrevivera.